quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

MAJOR ELZA - BRAVO ZULÚ E MUITAS SAUDADES!











publicado em 09/12/2009 às 09h29:





Conheça os serviços prestados pela mulher mais condecorada do país





Major Elza morreu aos 88 anos no Rio de Janeiro





Do R7, no Rio





Nascida no Rio de Janeiro em 21 de outubro de 1921, Elza Cansanção Medeiros, a major Elza era militar, enfermeira, jornalista e escultora. De acordo com informações do Comando Militar do Leste, ela entrou no Exército Brasileiro como praça em 25 de abril de 1944. Foi promovida ao posto de major em 12 de maio de 1976.





Confira também












Apresentou-se para o serviço ativo do Exército Brasileiro em 18 de abril de 1943, sendo a primeira voluntária do Brasil para a Segunda Guerra Mundial. Na Itália, participou do Teatro de Operações com o destacamento precursor de saúde um dia antes da chegada das tropas.





Durante a campanha, foi designada como enfermeira-chefe, na cidade de Livorno, local onde atuou o maior contingente de enfermeiras brasileiras em hospitais norte-americanos. Em sua folha de alterações da Itália, constam elogios não só pela atuação como enfermeira, mas também como intérprete, uma vez que falava fluentemente cinco idiomas.





Em 1942, foi a primeira voluntária para o serviço de doadores de sangue da Cruz Vermelha Brasileira. Entre os anos de 1943 e 1944, iniciou o Curso de Voluntárias Socorristas, na sucursal da instituição, reorganizando a Cruz Vermelha Brasileira em Pernambuco.





Já em Alagoas, em 1943, prestou socorro voluntário às vítimas do torpedeamento do navio Itapagé. Participou também da Guerra da Coreia como voluntária.





Na Associação de Veteranos da Força Expedicionária Brasileira, foi sócia fundadora nº 21, prestando serviços à Associação Nacional dos Ex-Combatentes do Brasil, tendo sido conselheira por várias gestões, além de ser uma das fundadoras da Associação de Amigos da Polícia do Exército, do Rio de Janeiro.





Como artista plástica, esculpiu os bustos de grandes personalidades, sendo estes doados à praças públicas e entidades. Já como escritora, a major Elza publicou seis livros históricos, como: Nas Barbas do Tedesco; E Foi Assim Que a Cobra Fumou; Dicionário de Alagoanês; Eu Estava Lá; Esquerda...Direita, acertem o passo; Novo Dicionário de Alagoanês.





Em 2004, integrou a coletânea - Causos, Crônicas e Outras, e Mulher Alicerce de Uma Pátria Forte.





Ao longo dos anos, a major Elza proferiu palestras para a juventude brasileira sobre a atuação do Brasil na II Guerra Mundial em escolas civis e militares, além de clubes de serviço como Lions e Rotary.





Após sua participação na II Guerra Mundial, vários outros feitos foram realizados em prol da memória nacional e estrangeira como criações de campanhas meritórias como Dê Uma Flor para os Heróis Brasileiros (remessa de flores para o Cemitério Brasileiro de Pistóia), Campanha do Tostão (para a aquisição de flores para Pistóia), Dê Uma Gota de Teu Sangue para Aqueles que o Derramaram por Ti (campanha de doadores de sangue, lançada no Rio de Janeiro e em Caxias do Sul) e Dê um Tijolo para a Última Morada do Veterano da FEB (campanha para a construção do Mausoléu do Cemitério do Cajú).

Nenhum comentário:

Postar um comentário